Blog para os apaixonados por livros de plantão.

27.10.13

Resenha: Divergente - Veronica Roth

Nenhum comentário

Imagine viver em um lugar onde as pessoas são divididas e vivem em facções, onde elas devem agir como seus companheiros e ajudar a manter a sociedade. Ser alguém diferente nesse mundo não é exatamente uma coisa boa...
            E é o que acontece com Beatrice Prior, nascida na Abnegação, uma garota que ao completar seus 16 anos deve escolher entre uma das cinco facções existentes: Abnegação, Franqueza, Amizade, Audácia ou Erudição. Todos os jovens com essa idade devem prestar um teste de aptidão afim de descobrirem onde deverão ficar, e é aí que tudo começa a se complicar, pois o teste de Beatrice mostra aptidão à três facções, tornando-a uma divergente,  mas ela deve manter isso em segredo, mesmo não sabendo o motivo.
            Tris então escolhe a Audácia, e é aí que a emoção começa! Na sede de sua facção ela conhece outros iniciados, e todos eles devem passar por uma série de testes para conseguirem fazer parte da Audácia, ou então eles irão se tornar sem-facção, algo considerado pior que a morte.
            Durante todo o livro vemos tudo sob o ponto de vista da Tris, a narração em si é muito bem contada, fazendo um misto de emoções e fatos concretos da história.
            Beatrice é uma garota corajosa, conflitante, curiosa, leal, normalmente gentil e altruísta,  durante o livro vamos descobrindo seu amor por amigos e familiares, ela reúne características diversas, o que a faz divergente e extremamente perigosa.
            Durante sua iniciação, Prior conhece vários outros iniciados, como Christina, Will. e outros, além de seu instrutor – Four, com quem mantêm um relacionamento complexo e totalmente novo.


            No decorrer do livro, Beatrice tem que lutar não só contra seus medos, mas contra pessoas que a querem fora de jogo, e acaba se revelando alguém mais corajosa do que se imaginava. Enquanto lia o livro pude ir percebendo a evolução da personagem principal em vários aspectos.
            O final do livro se revelou extremamente surpreendente, com muito sangue e mortes (entrou   pro clube de Rowling e Riordan) e vários fatos a serem explicados na continuação – Insurgente. A autora – Veronica Roth – se mostrou uma ótima escritora de primeira viagem, com milhões de cópias vendidas e a futura adaptação do best-seller mundial, que sairá no próximo ano, estrelado por Shailene Woodley (A Culpa é das Estrelas) Theo James.
            Pessoalmente adorei o livro, com seu caráter pós-apocalíptico e até mesmo sombrio. A narrativa ficou bacana, e quando percebi já tinha acabado o livro. A continuação já saiu e estamos esperando pelo terceiro e último livro da trilogia. Muitas pessoas compararam a série com outro best-seller – Jogos Vorazes -, e é impossível negar algumas semelhanças, mas ao decorrer da história fica claro a diferença entre as séries. É um livro que recomendo muito, principalmente pra quem gosta de histórias distópicas!
“Uma escolha pode te transformar.”

Nenhum comentário :

Postar um comentário